Disney XD é um canal de TV por assinatura pertencente à The Walt Disney Company, Lançado em 2009. Assistir disney xd ao vivo.

A programação é voltada principalmente para o público infanto-juvenil masculino entre 8 e 11 anos de idade (já que grande parte do público do Disney Channel é de meninas). Exibindo séries e desenhos próprios da Disney, além de filmes próprios para a TV. Assistir disney xd online.

Inicialmente, nos EUA, foi  lançado como um canal via streaming na internet em 2006, depois foi oficialmente lançado no mercado televisivo americano em 15 de fevereiro de 2008, substituindo o Toon Disney e seu bloco noturno Jetix, Em 3 de Julho de 2009, foi lançado no Brasil, substituindo o canal Jetix (que por sua vez substituiu o canal FOX Kids). Disney XD gratis.

No dia 2 de agosto de 2016 o sinal do canal passou a ser transmitido em Widescreen, uma versão semelhante a em alta definição para uma melhor qualidade de som e imagem, a estréia do sinal Widescreen foi às 06:00.

Em 2018, a versão HD, passou a ter a programação simulcast ao SD (padrão).

Disney XD exibe séries originais como Jungle Nest, Mega Med, Lab Rats, Kirby Buckets, Guia de um Gamer para Quase Tudo, Kid vs. Kat, Kick Buttowski: Um Projeto de Dublê, Randy Cunningham: Ninja Total, Galáxia Wander, Star Wars Rebels, Star vs. as Forças do Mal, Penn Zero: Quase Herói, Picles e Amendoim, Ultimate Homem-Aranha, Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H., Vingadores Unidos da Marvel, Guardiões da Galáxia da Marvel, séries originais do Disney Channel como Adolepeixes, Acampamento Lakebottom, Gravity Falls: Um Verão de Mistérios, Phineas e Ferb e Os 7A e séries não-originais como Just Kidding, Lego Ninjago: Mestres dos Spinjitzu, Slugterâneo, Boyster, O Menino Ostra, Cara, Esse Fantasma é Meu, Planeta X, Mini Ninjas, Humbert & Takako, O Jogo, Padrinhos Mágicos (atualmente exibido pela Nickelodeon). Há uma exibição regular de anime, tendo Yo-Kai Watch. Também há exibido séries brasileiras Que Talento! e X-Coração.